IDEIAS

Abertos ao Mundo.

Ilhas de Calor Urbano
 

Com o aumento da intensidade e frequência das ondas de calor, os efeitos das ilhas de calor urbano fazem-se sentir cada vez mais nas grandes cidades. É urgente que estas integrem, nos seus processos de planeamento e de construção, espaços naturais que constituam ferramentas essenciais ao seu arrefecimento.

A Biodesign está empenhada em contribuir para a criação de espaços urbanos mais resilientes às alterações climáticas, atuando a diversas escalas, desde requalificação de espaços públicos à renaturalização de linhas de água ou elaboração de planos de ecologização.

Neutralidade Hídrica
 

No âmbito do projeto Setúbal Knowledge City abordamos o tema da neutralidade hídrica: nenhum projeto de impermeabilização do solo deve criar impactos expressivos a jusante da bacia hidrográfica onde se insere.

As alterações climáticas e os riscos hídricos a que assistimos impõe uma concepção integrada de projeto - os sistemas naturais exigem uma visão sistémica sem limites de propriedade.

Eixo Verde e Azul

O projeto do eixo ecológico ao longo do rio Jamor, desenvolvido pela Biodesign, materializa os princípios da ecologia urbana através da implementação de infraestruturas verdes e azuis.

Horta Acessível

A horta acessível encontra-se integrada no futuro Parque Agrícola da Alta de Lisboa, ambos da autoria Biodesign para a Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa (AVAAL).

O projeto da horta acessível tem por objetivo “garantir que cidadãos com menor mobilidade possam ter acesso às mesmas actividades que os com mobilidade normal”.